Inscrições ENEM 2018

As inscrições ENEM 2018 é um dos momentos mais esperados pelo estudante do ensino médio. Isto porque o exame é a chave da porta que abrirá os caminhos para suas carreiras acadêmica, e consequentemente profissional. A explicação por trás disto está que o ENEM é o requisito principal para se ter acesso a diversos programas sociais educacionais do Governo Federal. Por isso, é tão necessário que o estudante fique atento para a inscrição ENEM 2018.

Inscrições Enem 2018

Inscrições Enem 2018 – Como se inscrever no Enem 2018

Inscrições ENEM 2018

As inscrições ENEM 2018 ainda não possuem uma data fixada. Estas datas são publicadas, comumente, no mês de abril com a publicação do edital, documento que possuem todas as regras e cronograma deste que é o maior vestibular do País. Mas, já se sabe que a abertura das inscrições ENEM 2018 serão realizadas no mês de maio, como ocorrem todos os anos.

Geralmente, o período de inscrições do ENEM 2018 dura algo em torno de onze dias. Não tem como perder este prazo, pois muitos veículos de comunicação noticiam diariamente sobre este assunto em seus noticiários. As inscrições possuem a hora exata para começar e terminar. Portanto, evite deixar tudo para última hora. Leve em conta os imprevistos que podem acontecer – falta de energia ou internet.

Inscrições do Enem 2018 pela Internet

Inscrições do Enem 2018 pela Internet

A inscrição do ENEM 2018 está taxada em R$63 para alunos que não cursaram o ensino médio em escola pública e treineiro. Mas, caso o estudante não possa pagar esta taxa, pode declarar carência. A taxa só é isenta para estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas.

Como Fazer a Inscrição ENEM 2018

Inscrição Enem 2018

Como fazer a sua Inscrição Enem 2018

Se inscrever-se no ENEM não é um bicho de sete cabeça. É necessário apenas que o estudante tenha um pouco de atenção no momento do preenchimento dos dados pessoais para que não haja nenhum equivoco ao término da sua inscrição no ENEM 2018.

Estas inscrições são feitas unicamente pela internet, no site oficial do exame. Por isso, pode ser que nos primeiros dias de abertura de inscrição tenha alguma lentidão no sistema, pois são milhares de pessoas acessando o site naquele momento.

Passo a passo

Primeiramente é necessário que você acesse o site do INEP no seguinte endereço http://enem.inep.gov.br/, enquanto você estiver realizando o processo de inscrições, alguns dados lhe serão solicitados, é importante salientar que estes dados poderão ser editados mais tarde, desde que seja durante o período de inscrições do programa, dessa maneiras suas alterações serão realizadas efetivamente.

Documentos necessários

Na inscrição ENEM 2018 é exigido todos seus documentos de identificação e informações pessoais, como Cadastro de Pessoa Física (CPF), documento de identidade, celular, endereço. É perguntado também se o candidato necessita de algum atendimento específico, como por exemplo:

  • Pessoas com visão monocular;
  • Deficiência física;
  • Baixa visão;
  • Cegueira, surdez;
  • Deficiência auditiva;
  • Deficiência intelectual;
  • Dislexia;
  • Déficit de atenção;
  • Autismo;
  • Gestantes;
  • Lactantes;
  • Idosos;
  • Sabatistas;
  • Estudante em hospital;
  • Entre outros.

O estudante também é obrigado a responder um questionário socioeconômico. Este formulário possui perguntas acerca da quantidade de celulares, tv, eletrodomésticos que possui em sua casa. Esta informação serve como forma de mapear o público do Exame Nacional do Ensino Médio. São informações de grande importância que ajudam a contribuir para execução perfeita do ENEM.

E importante realizar sua inscrição corretamente e dar tudo que você puder na prova, porquê sua nota final serve para muitas outras programas, como por exemplo para participar da inscrição FIES 2018 você ter participado do ENEM e atingido a nota mínimo de 450 pontos, além de preencher alguns outros fatores socioeconômicos;

Provas ENEM 2018

Prova do Enem

Como funciona a prova do ENEM

As provas aplicadas pelo programa do ENEM sempre aos finais de semanas, e consiste na aplicação de 4 provas, distribuídas ao longo dos 2 dias de exame, ou seja você realizará 2 provas pro dia, cada um desses testes possuem o total de 45 perguntas de múltipla escolha (ou seja, você tem que selecionar entre opções a que julgar correta), totalizando o montante de 180 perguntas, além de claro da famosa redação que tanto assusta os participantes do exame, a qual ocorre no último dia de provas.

A redação do ENEM sem dúvidas é a parte mais tensa do exame, muito pessoas se enrolam neste momento da prova, então é importante saber que a redação se trata de um texto dissertativo, o tema da redação você só irá descobrir no dia da prova, mas normalmente são assuntos do momento, algo importante que está em foco no país, então fique de olho em jornais e revistas.

Se você achar que não irá ter nenhuma chance na prova do ENEM, quem sabe você possa procurar incentivos privados, veja nossas dicas para participar das inscrições educa mais brasil 2018, um programa onde universidades oferecem bolsas de estudos diretamente para o aluno com isenções de até 70% do valor total da mensalidade.

Está com alguma dúvida sobre as inscrições ENEM 2018? Diga-nos na área de comentários para que possamos solucioná-las.

Inscrições ENEM 2018
5 (100%) 1 vote

Reply