Inscrição Previdência Social 2019

Através da Previdência Social é garantido ao trabalhador uma renda, em caso de afastamento por acidente, doença, morte, prisão ou invalidez. Cada benefício visa atender a particularidade do profissional afastado, o seguro é concedido quando o trabalhador não pode por um determinado período executar suas atividades funcionais, sendo assim o mesmo visa dar temporariamente ou não o seguro da previdência social a fim de garantir o sustento. Veja abaixo como realizar a Inscrição Previdência Social.

Inscrição Previdência Social 2019

Inscrição Previdência Social 2019

Inscrição Previdência Social 2019 (INSS), como fazer?

Primeiro para realizar a inscrição na Previdência Social é necessário saber em qual situação você se encontra, confira a seguir:

  • Condição de filiado é quando o contribuinte quer contribuir ao INSS por livre e espontânea vontade, pessoas contratadas em regime obrigatório de CLT, podem contribuir a partir dos 16 anos;
  • Condição de não filiado são pessoas menores de 16 anos de idade ou não que necessitam se inscrever para contribuir sem obrigatoriedade, é o caso dos tutores, curadores e beneficiários.

VEJA TAMBÉM:

Como realizar a Inscrição Previdência Social pela Internet?

  • O contribuinte precisa realizar a inscrição pela a internet, o primeiro passo é acessar o site da Previdência Social através do https://www.inss.gov.br;
  • Em seguida clique em inscrição e logo depois na opção FILIADO;
  • Preencha com cuidado e atenção todos os dados solicitados;
  • Clique em continuar e continue seguinte até finalizar todo o cadastro, pronto! Finalizado inscrição com sucesso!
Inscrição Previdência Social pela Internet

Inscrição Previdência Social pela Internet

Inscrição para não filiado

Para realizar a inscrição para não filiado basta entrar em contato com a central de atendimento do INSS através do número 135 e solicitar o requerimento.

É importante ter cuidado ao preencher as informações solicitadas no site da Previdência Social, a central de atendimento vai orientar você em todo o passo a passo.

Documentos Necessários

É importante ressaltar que tanto a inscrição realizada pelo o número 135 quanto à pelo o site da Previdência Social, não precisa encaminhar documento algum ao INSS, é preciso apenas informar os dados corretamente para gerar o número correto de inscrição.

As informações prestadas precisam ser reais, pois a qualquer momento pode ser solicitado a você documentos comprobatórios.

Os documentos comuns como nome completo, data de nascimento, CPF, RG entre outras informações são solicitadas para efetivar o preenchimento do seu cadastro.

Documentos Necessários

Documentos Necessários

Parece um bicho de 7 cabeças, mas é fácil realizar a inscrição, é um processo simples que pode ser feito por qualquer cidadão, para isso é necessário apenas realizar o cadastro que aprendemos acima junto ao INSS e em seguida tirar o NIT.

O NIT funciona como a identificação do trabalhador, por isso é necessário realizar o cadastro onde identifica o cidadão de maneira mais fácil.

A previdência social é o órgão responsável em garantir a aposentadoria, com a contribuição mensal, com ela você está assegurado em caso de afastamento e em outros problemas que venham ocorrer que impossibilitem o retorno imediato para o trabalho. O INSS é descontado mensalmente da folha de pagamento do trabalho, outros profissionais pagam a autonomia afim de garantir os benefícios previdenciários, por isso é extremamente importante realizar esse cadastro junto ao INSS, pois nunca se sabe o dia de amanhã, em algum momento você pode precisar da Previdência Social.

Inscrição Previdência Social 2019
5 (100%) 1 vote

Reply