FIES 2019 INSCRIÇÃO — Inscrições e Aditamento (Inscreva-se!)

Está aberto o período do FIES 2019 Inscrição. Trata-se de um dos principais programas do governo federal voltado para a inclusão de brasileiros em instituições de ensino superior privada. O programa foi criado com a finalidade de auxiliar aquelas pessoas que não possuem dinheiro suficiente para bancar uma mensalidade integral de um curso de graduação. Então, quer se informar um pouco mais sobre sobre as inscrições FIES 2019? Leia o artigo abaixo.

Atenção: caso o candidato de baixa renda tenha obtido uma boa nota nas inscrições do ENEM 2019, pode também tentar uma nota pelo programa Universidade para Todos (PROUNI).

FIES 2019 Inscrição

FIES 2019 Inscrição

FIES 2019 Inscrição

O Fundo de Financiamento Estudantil, também conhecido como FIES, é um programa administrado pelo Ministério da Educação (MEC), do Governo Federal. É uma das maiores iniciativas de fundos de financiamento estudantil do Brasil, sendo também o que possui os juros mais baixos. O FIES já beneficiou milhares de pessoas em todo o território nacional a conseguirem seu diploma de graduação. O foco do programa é atender as pessoas de baixa renda que não possuem dinheiro suficiente para investir num curso de graduação, já que as mensalidades são bem caras. Para se inscrever no programa, é necessário acessar o portal

As Inscrições FIES 2019 permitem financiamentos de até 100%. No entanto, esse valor será definido de acordo com as informações socioeconômicas de seu grupo familiar. Outra opção de ensino para estudantes de baixa renda que concluíram o ensino médio no estado de São Paulo são as ETEC – Escolas técnicas estaduais. Para se inscrever, é necessário realizar o vestibulinho ETEC 2019, uma prova de seleção dos candidatos interessados.

Como funciona o FIES 2019 Inscrição

Em meados de 2015, o FIES 2019 Inscrições passou por uma reformulação em suas regras. Isto porque as autoridades brasileiras constataram que o programa estava insustentável. Desta forma, em pouco tempo teria que fechar as portas para admissão de novos alunos. Então, foi definido os seguintes pontos abaixo:

  • A taxa de juros do financiamento passou a ser 6,5% ao ano;
  • O período de carência passou a ser de 18 meses;
  • O período de amortização passou a ser de até três vezes. Portanto, caso sua graduação tenha sido de 4 anos, você terá 12 anos para quitar a faculdade (3 vezes 4 = 12).
Como se Inscrever no FIES 2019

Como se Inscrever no FIES 2019

Quem pode se inscrever no FIES

Embora seja um programa vindo do Governo Federal, o FIES 2019 Inscrição possui algumas regras que definem a participação de um estudante no programa. Esta foi a forma escolhida para evitar que o programa sofra com excesso de participantes que, necessariamente, não precisem desse programa. Entretanto, se você não atende aos requisitos do FIES, ainda pode tentar outras alternativas de acesso ao ensino, como a Inscrição no Educa Mais Brasil 2019, e concorrer a bolsas de estudo de até 70%. Confira abaixo como se inscrever para o FIES.

Para participar do FIES é preciso que o estudante:

  • Tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio a partir do ano de 2010;
  • Possua renda máximo de até dois salários mínimos por cada membro familiar;
  • Tenha conseguido uma média acima de 450 pontos;
  • Seja pré-selecionado no processo seletivo realizado no site Fies Seleção, do MEC.

Como se inscrever no FIES

As inscrições do FIES 2019 são realizadas exclusivamente pela internet, por meio do site Fies 2019 Inscrição. Na ocasião, o estudante deverá clicar na opção “fazer minha inscrição”, então deverá preencher o cadastro de pessoa física (CPF), data de nascimento e código de verificação. Após o término dessa fase, o estudante será encaminhado para o SisFies, onde será pedido informações pessoais e sobre o grupo familiar. Após a confirmação da inscrição Fies, o estudante deverá aguardar sair o resultado dos selecionados no programa. Com as notas do ENEM, o candidato também pode tentar uma vaga no ensino superior gratuito através da Inscrição no PROUNI 2019, para concorrer à uma bolsa de ensinos em uma universidade particular.

Após a divulgação dos resultados, o estudante deverá ir até a instituição de ensino superior concluir o processo de seleção.

Inscrições FIES 2019 pela internet

Inscrições FIES 2019 pela internet

Modalidades FIES

Há duas modalidades no novo FIES 2019, confira:

P-FIES: Essa modalidade é destina aos candidatos que possuem renda familiar per capita entre 3 e 5 salário mínimos. Nesse caso, o financiamento é feito pelo agente financeiro de crédito (banco).

FIES: Modalidades para candidatos que possuam renda per capita de no máximo 3 salários mínimos. Nesse caso, o pagamento do financiamento é feito com juros zero.

Se o candidato se encaixar nesse caso, só poderá participar do P-FIES caso não haja mais vagas nessa modalidade.

Notas de Corte

Até o encerramento das inscrições o sistema do FIES informa a nota de corta parcial de cada curso, a mesma é calculada através de todos os desempenhos no Enem e o número de vagas disponíveis.

O candidato pode usar a nota de corte como parâmetro para decidir qual curso terá mais chance de ter aprovação. Você pode mudar a sua opção de graduação até o dia 28 de fevereiro.

Resultado FIES 2019

O resultado do programa costumam ser publicados por volta do dia 5 março para a modalidade FIES, já para o P-FIES perto do dia 12 de março.

FIES 2019 INSCRIÇÃO — Inscrições e Aditamento (Inscreva-se!)
5 (100%) 1 vote

Reply