CADASTRO PIS 2019 — Como se Inscrever no PIS 2019 (Cadastro)

Para saber tudo sobre o Cadastro PIS 2019, confira nosso post sobre o Abono Salarial. Conhecido também como abono salarial, o PIS 2019 é direcionado somente aos trabalhadores de empresas privadas, que atendem aos requisitos de participação do programa

A sigla PIS significa Programa de Integração Social, e é um dos maiores benefícios Governamentais destinado ao trabalhador brasileiro. O PIS é um salário mínimo nacional concedido a todo o trabalhador formal que se enquadra dentro dos requisitos anuais de recebimento.

PIS 2019

PIS 2019

Quem tem direito ao PIS 2019

O abono salarial Caixa é um benefício pago ao trabalhador de baixa renda que recebam até 2 salários mínimos por mês. Além disso, o Ministério do Trabalho exige que os trabalhadores se enquadrem em todas as regras abaixo:

  • Cadastro PIS ativo no mínimo 5 anos;
  • Inscritos na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) da empresam que trabalharam;
  • Ter trabalhado no mínimo 30 dias no ano anterior ao vigente;
  • Receber no mínimo até dois salários mínimos como renda mensal familiar per capita.

Como fazer inscrição no PIS

Ao arranjar o primeiro emprego formal, o empregador realiza o cadastro do PIS na Caixa Econômica Federal, podendo ser realizado de duas formas, sendo a primeira delas pelo o CNS, sigla conhecida como Conectividade Social em lote ou através do site da empresa, optando pelo o cadastramento em lote, o empregador perde menos tempo, pois realizará o cadastro de todo o seu efetivo em uma única vez.

Cartão PIS

Cartão PIS

Porém ser for uma empresa pequena com poucos funcionários, o empregador pode realizar o cadastro através do sistema de conectividade social, entretanto o único impedimento é referente a chave de liberação ao acesso, concedido pela Caixa.

Através do sistema de conectividade social, o empregador consegue consultar depósitos recursal, acompanhamento do FGTS, consulta CRF e visualizar diversos relatórios gerados pelo o próprio sistema.

Atenção: Trabalhador de baixa renda, você pode ter direito a receber o Bolsa Família. Confira como funcionam as Inscrições Bolsa Família 2019 e saiba se você tem direito ao benefício.

Cadastro PIS 2019 Online

O trabalhador também pode realizar o cadastro através do portal do DATAPREV www.dataprev.gov.br, entrando no portal clique na opção inscrição e em seguida filiado, ao preencher todos os dados solicitados será possível emitir a numeração do seu PIS.

Os autônomos (as) também podem realizar a inscrição do PIS, aos interessados (as) em realizar o cadastramento, basta comparecer a uma agencia mais próxima da Caixa Econômica Federal.

Cadastro PIS 2019

Cadastro PIS 2019

A Caixa irá cadastrar o trabalhador individual no Regime Geral da Previdência Social, onde o mesmo receberá uma numeração de inscrição do trabalhador, chamado de NIS. Para que efetive a sua inscrição com sucesso é necessário estar portando seu documento de identificação pessoal com foto, carteira de trabalho e o CPF.

Onde sacar o PIS?

O PIS é um benefício administrado pela a Caixa Econômica Federal, sendo assim, qualquer consulta ou saque só pode ser feita em qualquer agência da Caixa ou em casas lotéricas conveniadas.

O saque do PIS pode ser realizado com o cartão cidadão, com o documento oficial com foto e com senha cadastrada. Sendo assim, o contribuinte pode escolher o melhor lugar para realizar o saque do seu benefício.

Onde Sacar o PIS 2019

Onde Sacar o PIS 2019

É importante lembrar, que o PIS não é um benefício acumulativo, ou seja, se você deixar de sacar o mesmo no próximo ano não receberá dois PIS, receberá apenas um. O dinheiro que não for sacado, segue para o FAT, fundo de amparo ao trabalhador, onde o mesmo é revestido no pagamento de salários dos funcionários públicos e pagamento do seguro desemprego salario.

CADASTRO PIS 2019 — Como se Inscrever no PIS 2019 (Cadastro)
4.7 (93.33%) 3 votes

Reply