Alistamento Militar 2019

O processo de Alistamento Militar 2019 é obrigatório para todas as pessoas do sexo masculino, ao completarem 18 anos de idade.

Sendo assim, como nos anos anteriores, em 2019, é fundamental que o brasileiro contemplado na obrigatoriedade de participação do processo, fique atento ao cronograma estabelecido e todos os procedimentos envolvidos no Alistamento Militar, para que o mesmo cumpra devidamente com esta obrigação.

Alistamento Militar 2019

Alistamento Militar 2019

Em caso de descumprimento das leis de Alistamento, o jovem terá que pagar uma multa estabelecida em R$ 5,00 e sofrer várias sanções, como:

  • Não poder emitir passaporte;
  • Ficar impossibilitado de ingressar e/ou ocupar cargos públicos;
  • Matricular-se em Instituições de Ensino.

Este Processo funciona como efetiva maneira de recrutamento de pessoal para o Exército Brasileiro.

Inscrição para o Alistamento Militar 2019

Existem duas formas disponibilizadas pelo Governo Federal para que as inscrições do Alistamento Militar 2019 sejam feitas. São elas:

  • Através de órgãos da Prefeitura, responsáveis por este serviço;
  • Pela Internet (quando a JSM – Junta de Serviço Militar da sua cidade contemplar o sistema online).

Com relação ao prazo de realização do procedimento de inscrição (seja de maneira presencial ou de forma online), até o presente momento, a data oficial não foi publicada, portanto, é de suma importância, que os brasileiros que necessitam cumprir o processo no ano de 2019 fiquem atentos à divulgação desta data.

Para o atendimento presencial, o jovem deverá se apresentar no Quartel do exército (exército, marinha ou aeronáutica) mais próximo e seguir todas as instruções passadas por lá para a realização do alistamento.

Alistamento Militar Online

Como citado, (quando a JSM – Junta de Serviço Militar da sua cidade contemplar o sistema online), é possível que o jovem realize a marcação de sua apresentação através da Internet.

Para tal, tanto para brasileiros que residem no país, quanto para brasileiros que estão no exterior, basta seguir as orientações listadas a seguir:

  • Acesse o site oficial do Exército Brasileiro http://www.alistamento.eb.mil.br;
  • Selecione e clique em uma das opções disponíveis: quero me alistar / já me alistei;
  • Opte em qual situação, você, jovem, encontra-se: Arrimo, Nome Social, Exterior, Problema de Saúde, Convicção Ideológica, Alistamento Militar. Ressalto que para cada opção escolhida, são apresentadas a identificação de COMPAREÇA A UMA JUNTA DE SERVIÇO MILITAR e documentos necessários para o devido processo de Alistamento;
  • Cadastre-se, partilhando no site seus dados pessoais, dentre eles: nome completo, CPF, data de nascimento, dentre outros;
  • Vá até o quartel da cidade em que reside e apresente seus documentos oficiais e o agendamento realizado de maneira online.

VEJA AINDA:

Documentos Necessários

Para efetivação do Alistamento Militar, é indispensável apresentar os devidos documentos: Certificado de Inscrição no Alistamento Militar, Certidão de Nascimento ou equivalente (CNH, RG ou CTPS), comprovante de residência e uma foto recente em formato 3×4.

Calendário do Alistamento Militar 2019

Oficialmente, a data para realização no Alistamento Militar 2019 inicia-se no começo do mês de janeiro e encerra-se até o fim do mês de junho.

Já em relação as datas para o comparecimento na seleção geral, apenas serão divulgadas nos dias próximos as mesmas, o que torna inviável ter uma idéia de quando ocorrerá, exatamente, a seleção. Podem ser disponibilizadas, alguns dias após o prazo do Alistamento Militar, ter sido finalizado, porém, visitar o site do Exército Brasileiro diariamente é fundamental para que não ocorra nenhum problema quanto a data a ser cumprida.

Alistamento Militar Feminino 2019

Diferentemente dos cidadãos do sexo masculino, as mulheres não são obrigadas a alistar-se no Serviço Militar, porém podem fazer a opção de ingressem em quaisquer Forças Armadas, podendo escolher entre realizar o Alistamento Militar no Exército, na Aeronáutica ou na Marinha.

Destaca-se que o número de vagas para mulheres nas Forças Armadas é acanhado em relação aos homens as vagas para os homens, portanto, o processo de seleção para o Alistamento Familiar Feminino é amplamente disputado e apresenta uma série de obstáculos a serem vencidos.

Existem pré-requisitos para que as mulheres ingressem no Exército e os principais, são:

  • Ser Brasileira;
  • Ter no mínimo 1,55 metros de altura;
  • Encontra-se em situação legal junto a suas obrigações junto a Justiça Eleitoral;
  • Não ter condenação ou estar respondendo quaisquer Processos Criminais;
  • Não possuir em quaisquer partes do corpo, tatuagens que façam: ideologia ao crime, racismo, terrorismo, violência, sexo, relação com partidos políticos democráticos e idéias ou atos ofensivos as forças armadas.
Alistamento Militar 2019
Vote no artigo

Reply